Campanha Alusiva “Faça Bonito” de 18 Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Será lançada em Maio, a Campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes, comemorado em todo o país no domingo dia 18 de maio.

Durante o mês de Maio será realizado uma palestra com os professores, diretores, coordenadores e orientadores das escolas do município de Monte Carlo.  Na ocasião será explanado a respeito do tema, bem como algumas dicas e orientações para que esses profissionais possam identificar dentro de sala de aula crianças e adolescentes vitimas de abuso e exploração sexual, e possam auxiliar no enfrentamento a violência, abuso e exploração sexual.

No dia 19 de Maio será realizado um PIT STOP que acorrerá durante todo o dia  na Rodovia SC 456 com a entrega de adesivos para os carros, folders explicativos e materiais de divulgação da campanha “Faça Bonito”.

Em Monte Carlo, a campanha esta sendo desenvolvida pela primeira vez, a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, em que Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos de idade, foi estuprada e assassinada.

Queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA – (Lei Federal
8.069/90), e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito do município.

Lembramos o compromisso de todos os pontos focais, entidades governamentais e ou não governamentais em garantir a participação de crianças e adolescentes em todo o processo de organização e realização das atividades que marcam o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual.

Nesse dia “18 de MAIO” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se  responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

>>> QUALQUER PESSOA PODE DENUNCIAR CASOS DE ABUSOS SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES O TELEFONE É DO DISQUE DENÚNCIA: Disque 100. A ligação é anônima, ou no Conselho Tutelar de Monte Carlo através do (49) 3546-1628.