Outubro Rosa e Novembro Azul: ESF SÃO CARLOS TOCANDO NO ASSUNTO

Entre os dias 29 a 31 de outubro ocorreu a campanha do Outubro Rosa, na qual a ESF São Carlos, realizou 143 exames preventivos Papanicolaou, 93 exames clínicos de mama e 54 requisições para mamografia.

Durante o mês de outubro, “a unidade de saúde entrou no rosa”, convidou todas as mulheres para receber orientações e fazer os exames. Lembrando que a população alvo para o exame preventivo contra o câncer de colo uterino são as mulheres entre 25 a 64 anos. Já o exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente para as mulheres de 40 a 49 anos, e a mamografia deve ser feita para as mulheres entre 50 a 69 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Já no sábado de manhã, dia 22 de novembro, a equipe esteve atendendo a população masculina, com foco aos homens acima de 40 anos de idade, marcando o Novembro Azul.

A expectativa do quantitativo de homens foi superada, já que atenderam ao convite da equipe da saúde 92 homens, sendo feito aproximadamente 270 procedimentos entre pressão arterial, HGT, e entrega de requisições para PSA.

Os profissionais da equipe de saúde do São Carlos prepararam um belo café da manhã, e a Secretaria Municipal de Saúde fez a distribuição de aproximadamente 50 camisetas com o slogan do Novembro Azul.

Por tudo isso e muito mais, é que precisamos cada vez mais conscientizar a população sobre a prevenção. E não importa o tipo de mulher ou de homem que somos… “Devemos ser do tipo de homem e de mulher que cuida da sua saúde”.

A Equipe de Saúde agradece a todas as mulheres e homens que aceitaram o convite e foram até a unidade e principalmente aos profissionais da equipe de saúde do São Carlos, que se empenharam em atender esta população.