Sesam/SC capacita técnicos municipais

O Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), da Superintendência Estadual da Funasa em Santa Catarina (Suest/SC), realizou nos dias 15, 16 e 17 de outubro em Florianópolis a Oficina de Atualização em Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano.

Esta oficina é oferecida aos técnicos municipais e estaduais que atuam no controle e vigilância da qualidade da água, objetivado capacitar de maneira prática e acessível os aspectos legais que norteiam o controle e a vigilância da qualidade da água, além de abordar temas como técnicas de coleta e preservação de amostras, biossegurança, plano de amostragem, técnicas de tratamento convencional, soluções alternativas de desinfecção de água para o consumo humano.

Com aulas práticas e teóricas nas dependências da superintendência, reuniram-se representantes da Vigilância Ambiental do Estado, dos Consórcios de controle de qualidade de água de Santa Catarina e 25 técnicos/fiscais sanitários dos municípios.

A Oficina foi ministrada pela servidora responsável pelo Programa de Controle de Qualidade de Água (PCQA) da Suest/SC Angela Rosso e pelo servidor da Funasa do Rio de Janeiro Andre Vicente Plastino Silva, lotado na Unidade Regional de Controle de Qualidade da Água no município de Casimiro de Abreu/RJ

O Diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) do município de Monte Carlo, Volnei Francisco de Oliveira salientou que esta capacitação ajuda a compreender melhor a Portaria 2.914/2011, que rege o controle da qualidade da água: “estamos satisfeitos com o conteúdo programático da oficina, e esses novos conhecimentos vão contribuir para uma melhor prestação de serviço aos consumidores de nossa cidade”, completa.

Segundo o chefe do Sesam Nayglon Goulart, este evento representa uma oportunidade de aproximar e nivelar o conhecimento entre técnicos que atuam na vigilância e controle da qualidade de água, além de a Funasa auxiliar os municípios no cumprimento de obrigações instituídas pela Portaria 2.914/11.

Clique e veja na íntegra a portaria