PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: APROXIMANDO IDÉIAS

Nos dias 29 de agosto e 12 de setembro de 2014, durante todo o dia os alunos da EEBM Erci Dick, foram até a unidade de saúde do São Carlos para conhecê-la e realizar algumas atividades do PSE-Programa Saúde na Escola.

Primeiramente os profissionais de saúde se apresentaram aos escolares e explicaram o que faziam dentro da unidade de saúde, explicando que a UBS, também é espaço para promoção em saúde e não somente espaço para doenças.

Posteriormente fora explicado a eles sobre as ações que seriam realizadas na unidade: verificação da carteirinha de vacinação, peso e altura, aplicação do Teste de Snellen para acuidade visual e avaliação bucal.

Segundo a enfermeira coordenadora da ESF São Carlos Aline V. Fagundes, “depois da presença do Programa Saúde na Escola começamos a realizar as atividades com uma visão mais holística sobre a saúde. Se passou a haver um diálogo mais integrado entre saúde e educação em prol de um mesmo objetivo: formar escolares com consciência sobre como se ter uma vida e um ambiente mais saudável. Devemos persistir com nossas crianças desenvolvendo em cada uma delasa capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida”.

Depois de realizadas as atividades, os alunos confeccionaram historinhas, cartazes, acróstico, desenhos, sobre alimentação, violência, bullyng, saúde bucal, e outros assuntos abordados dentro do PSE, com o auxílio de seus professores, os quais participaram de todas as atividades.

Os trabalhos dos alunos ficaram expostos na unidade de saúde do São Carlos.

Este edital possui conteúdo protegido pela LGPD, para obter acesso abra uma requisição aqui