A Importância do Pré-Natal e Cuidados Odontológicos com as Gestantes

A equipe do ESF São Carlos realizou no dia (13/02), um encontro com o grupo de gestantes, dentre os assuntos abordados Cuidados Odontológicos e a Importância do Pré-Natal. O Dr. Juliano Silveira, que é Clínico Geral e Implantes Dentários e atende no ESF – São Carlos levou ao conhecimento das gestantes informações importantíssimas.

Saúde bucal das gestantes

Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. São nove meses de preparo para o nascimento do bebê. É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez, tendo no mínimo seis consultas de pré-natal.

O objetivo das reuniões é para que as mulheres possam discutir e compartilhar as suas dúvidas e dificuldades. E que percebam que alguns de seus problemas também são enfrentados por suas companheiras de grupo.

A gestante deve procurar o dentista já no início da gravidez para verificar a necessidade de tratamento e para receber orientações sobre a sua saúde e a de seu bebê. mães saudáveis têm mais chances de ter filhos saudáveis, pois os hábitos que influenciam a saúde costumam ser compartilhados, especialmente em relação à alimentação e a higiene. Além disso, gestantes com “saúde bucal” tem menores chances de ter parto prematuro com bebê de baixo peso. manter uma alimentação saudável, tomar bastante água, escovar os dentes após alimenta-se e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, evita complicações como o sangramento gengival que não é normal, é sinal de inflamação. Se percebê-lo, melhore a sua higiene bucal e procure o dentista na sua unidade de saúde.

Após o nascimento, a limpeza da boca do bebê (gengiva, bochecha e na ponta da língua) deve ser feita com gaze ou fralda umedecida com água fervida ou filtrada uma vez ao dia. Esse hábito vai acostumando o bebe até por volta do 6° mês quando inicia o aparecimento dos dentes. Nessa época também inicia a alimentação pastosa, e ai que entra os hábitos saudáveis, evitando alimentos industrializados, pegajosos e com açúcar, refrigerantes e bolachas recheadas, evitando futuros problemas com os dentes e casos de dor aguda. O bebê que mama no peito, dispensa o uso de chupeta e mamadeiras que podem prejudicar a posição dos dentes e o formato da arcada.

Agende a primeira consulta odontológica por volta dos 30 dias após o nascimento do bebê. E vocês mães ao se cuidar, estarão também cuidando de seus filhos.