AVISO METEOROLÓGICO – Nas próximas 6 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica nas regiões Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte de SC

Recomendações da Defesa Civil:

Aconselhamos as Coordenadorias municipais de Defesa Civil, das cidades com maior recorrência, nas regiões possíveis de serem atingidas para:

1. Comunicar os órgãos pertencentes ao GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS (GRAC) municipais;

2. Comunicar aos Coordenadores Regionais de Defesa Civil as ocorrências e informações relevantes;

3. Comunicar aos Coordenadores dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e líderes comunitários para adotarem medidas preventivas;

4. Qualquer evento de maior impacto deverá ser informado a Central de Operações (CODEC) da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

5. Qualquer dúvida ou necessidade de informações referente aos avisos e alertas, poderão ser obtidas com os Coordenadores Regionais de Defesa Civil ou com Gerência de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

 

Gerência de Monitoramento e Alerta 

Diretoria de Prevenção

Secretaria de Estado da Defesa Civil

Capoeiras – CEP 88085-001 – Florianópolis – SC

fone: +55-48-3664-7042 / cel: +55-48-9142-3080