Alerta contra o Câncer Bucal

Um câncer ainda pouco conhecido entre a população tem feito muitas vítimas no Brasil. Assintomático em sua fase inicial, o câncer de boca compromete a movimentação da língua e a deglutição e mata se não for tratado a tempo. Porém, se detectado na fase inicial, pode ser curado. O Cirurgião Dentista tem um papel fundamental na prevenção e detecção precoce da doença, pois é o profissional da saúde que tem contato direto com esta parte do corpo humano e conhecimentos para diagnosticá-lo.

O diagnóstico do câncer de boca deve ser realizado com base no exame clínico – anamnese mais exames físicos intra/extra oral – e no exame microscópico dos tecidos removidos da lesão por meio de uma biópsia incisional. Os pacientes com câncer requer uma avaliação e tratamento realizados por uma Equipe Multidisciplinar.

Sintomatologia: O câncer de boca inclui uma variedade de neoplasias malignas que ocorrem no interior desta cavidade (língua, assoalho e palato, lábios). Em fases iniciais, a doença pode ocorrer na forma de placas brancas ou manchas de coloração avermelhada. Com o tempo essas lesões geralmente apresentam-se ulceradas com margens elevadas, endurecidas e indolores nesta fase. Em uma fase mais avançada, o crescimento do tumor pode acarreta dificuldade de movimentação da língua, de deglutição, mobilidade de dentes, desadaptação de próteses e assimetrias faciais.

Causas: Os fatores desencadeadores de câncer de boca estão o cigarro e as bebidas alcoólicas. Os fatores causais bioquímicos relacionados ao desenvolvimento da doença ainda não foram totalmente esclarecidos. Pelo menos 80% dos casos estão relacionados a múltiplas anormalidades celulares que resultam da exposição crônica e excessiva a agentes carcinógenos encontrados no tabaco e no álcool.

A Radiação ultravioleta e a imunodeficiência como infecção pelo HIV, pacientes em fases pós-transplantes também podem ser associadas a 10% dos casos de câncer, assim como a infecção pelo vírus HPV pode ser relacionada a 30% dos casos diagnosticados na boca.

Prevenção: Para de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas com frequência pode diminuir a chance de desenvolver a doença. Trabalhadores da Zona Rural entre outros expostos constantemente ao sol devem fazer o uso constante de protetores labiais e de chapéus ou bonés.

O Cirurgião Dentista Juliano Silveira orienta para que toda a população procure sua Unidade de Saúde para fazer sua avaliação.

Dr. Juliano Silveira

Especializando em Implantes Dentários – IPENO Florianópolis

Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora – ORAL ESTHETIC Lages

Graduado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC Joaçaba

(FONTE: revista CRO SC – Conselho Regional de Odontologia / Ano 2 / N° 8 / 2014).