DIA 24 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

SINTOMAS: Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. Maiores informações no tel. 156.

Fonte: Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde

Assim, com o objetivo de promover a saúde da população em geral, a equipe da Unidade de Saúde SÃO JOSÉ, teve a iniciativa de realizar a “semana de orientação sobre a tuberculose”. Os esforços de toda a equipe estarão voltados para esclarecer duvidas referentes ao assunto.