Posto de Saúde Santo Antônio

ESF SANTO ANTONIO

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Santo Antonio atende hoje, cerca de 687 famílias, sendo essas distribuídas na cidade e interior. A equipe é composta por uma Enfermeira, uma Médica, duas Técnicas de Enfermagem e oito Agentes Comunitárias de Saúde, sendo quatro na área rural e quatro no perímetro urbano. Temos ainda uma Dentista e uma Auxiliar Odontológica e também a auxiliar de serviços gerais que é responsável pela limpeza e organização da unidade.

Nessa unidade são realizados vários atendimentos, dentre eles consultas médicas e de enfermagem para pacientes hipertensos, diabéticos, pré-natal (acompanhamento da gestante, desde a concepção até o encaminhamento para o parto), puericultura (atendimento da mãe e filho até 40 dias após o nascimento), prevenção do câncer de colo uterino (preventivo) dentre outros. Os pacientes de risco da unidade também contam com o atendimento especializado, sendo que quando necessário são encaminhados para atendimento na unidade central com pediatra, ginecologista e obstetra,  cirurgião, psicólogo e fisioterapeuta.

São realizados também alguns procedimentos como curativos, inalações, injeções, retirada de pontos, aferição da pressão arterial, hemoglicoteste (teste de verificação de valores da glicemia em pacientes diabéticos), pesagem, acompanhamento desenvolvimento nutricional. Todas as famílias aqui cadastradas recebem mensalmente uma visita da agente comunitária de saúde e os considerados pacientes de maior risco recebem duas visitas, sendo uma dessas acompanhados pela Enfermeira, Médica e/ou Técnica de Enfermagem.

A Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Educação trabalha com o PSE- Programa Saúde na Escola, que desenvolve ações educativas, incluindo palestras, pesagem, avaliação das medias antropométricas e enfim um acompanhamento dos alunos.

Contamos com grupos de hipertensos (310), diabéticos (66), idosos (226) e gestantes (16) onde são fornecidos orientações aos pacientes, promovendo educação continuada.

No mês de junho/2013, por exemplo, obtivemos bons resultados, onde foram realizadas num total de 395 consultas medicas. E um total de 844 visitas domiciliares realizada pelos membros da equipe.

A estrutura física é formada por uma sala de espera dos pacientes, uma sala de entrega das fichas e triagem, um consultório médico, um consultório odontológico, sala de curativo e procedimentos, sala da enfermeira, sala de reuniões/ACS, almoxarifado, um banheiro feminino e um banheiro masculino, ambos de fácil acesso para cadeirante, lavanderia, sala para preventivo, copa/cozinha, banheiro e vestiário para os funcionários. 

Galeria de Fotos