SAÚDE E EDUCAÇÃO FORMANDO CONSCIENTES CIDADÃOS

Nos dias 07 e 08 de abril, a unidade de saúde do SÃO CARLOS e a Escola de Educação Básica Municipal Erci Dick, fizeram em parceria, atividades alusivas ao dia internacional da saúde e atividades da Semana Saúde na Escola com os escolares do 1º ao 5º ano.

Com as turmas de 1º e 2º ano, foi realizado um teatro educativo, com personagens infantis que chamaram atenção das crianças sobre questões de saúde, higiene bucal e corporal, hábitos alimentares, atividade física, práticas corporais ebullyng.

Os personagens Mickey, Minnie, Visconde, Ursinho Puff, Piu-Piu, Pikachu e os doutores da alegria envolveram as crianças através de uma historinha infantil e isso fez com que eles se concentrassem e aprendessem brincando.

No final do teatroaproximadamente 100 crianças e os personagens participaram, cantando e dançando a música Pé, meu querido pé do Castelo Rá Tim Bum.

Com as turmas do 3º ao 5º foi realizada a 1ª Gincana da Saúde do São Carlos.

Fora entregue a direção e professores da escola, a metodologia da gincana com um texto abordando o conteúdo a ser reforçado em sala de aula com os alunos, que consequentemente seria cobrado durante a gincana.

As provas tinham uma mistura de teoria, com prática corporal e brincadeiras que contagiaram as crianças.

As perguntas contidas no balão eram relacionadas à saúde bucal, Programa Saúde na Escola, reciclagem, lixo orgânico, higiene corporal, alimentação, esportes, bullyng, corpo humano, drogas, água dentre outros assuntos.

Com a gincana percebemos que as crianças já tem consciência sobre bons hábitos para prevenir à saúde e de boas maneiras sócio-educativas, superando nossas expectativas. Porém sempre devemos enfatizar a importância da promoção e prevenção à saúde.

A competição foi realizada sempre entre duas turmas, sendo que a campeã levava um troféu para sua classe. Foram entregues 4 troféus de 1º lugar, sendo feito estas atividades com 8 turmas, totalizando 190 alunos.