Secretaria de Saúde realizou caminhada de prevenção ao câncer de mama e próstata

A Secretaria de Saúde realizou terça-feira (29/10), a Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama e próstata denominada Outubro Rosa/Novembro Azul. O trajeto percorrido foi do Portal de saída para Campos Novos com destino ao Portal de saída para Fraiburgo.

O objetivo da caminhada foi de disseminar a prevenção do câncer de mama e próstata, propiciando a redução da incidência dessa doença no município, alertando a população feminina e masculina sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce da doença.

Outubro Rosa

Esse movimento é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama que é considerado o segundo tipo mais freqüente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico de cura é possível.

“Antes o toque das mãos era o suficiente para detectar qualquer módulo presente na mama. Hoje, porém a história muda um pouquinho… Este cuidado não é o mais adequado, quando se é capaz de senti-lo, já está um pouco mais avançado, não obtendo tamanho sucesso em termos de cura, sendo o mais indicado, a mamografia, que já detecta qualquer alteração. Mas não podemos deixar de fazer o auto-exame”, destacou o enfermeiro Rui Carlos Sacramento.

Novembro Azul

O novembro azul é a campanha destinada à saúde do homem, visando detectar alterações da próstata. O câncer de próstata é um processo causado pelo crescimento anormal e desordenado de determinadas células que acabam por formar massas, as quais são denominadas de tumores.

A secretaria de saúde alerta: Tanto para o câncer de mama ou para o câncer de próstata, o melhor remédio é a prevenção! Em caso de duvida procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

“Todo dia é de dia de combate a esse agravo, no entanto, outubro é o mês em que se destaca a luta contra o Câncer de Mama no mundo e, novembro azul, sobre a saúde do homem, desta forma, a secretaria municipal de saúde intensificou ações e atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença. A campanha chamou a atenção também pelo próprio nome – Outubro Rosa/Novembro Azul” ressaltou a secretária de saúde, Edir Souza.

Vamos decorar com rosa e azul o coração de quem luta contra o câncer de mama e próstata.A secretaria municipal de saúde agradece a presença de todos que participaram e a conscientização dos demais.