Dia Internacional do Idoso

A  Secretaria de Bem Estar Social aproveita as datas dia 27 de setembro ser dia do idoso e dia 01 de outubro ser dia internacional do idoso, para parabeniza-los e também o momento importante para orientá-los quanto aos seus direitos para aposentadoria.

Previdência Social – é um seguro que o brasileiro paga para ter uma renda no momento em que pára de trabalhar. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade para o trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.

Aposentadoria por idade – para quem contruibuiu para a previdência por 180 meses e tenha 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos no caso das mulheres. Para trabalhadores rurais tem que ter 180 meses trabalhado e a idade é reduzida 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.

Aposentadoria por invalidez – será concedido quando for considerado incapacitado definitivamente para o trabalho pela perícia médica do INSS por motivo de doença ou de acidente.

BPC – Benefício assistencial ao Idoso e ao Deficiente – não precisa ter contribuição com o INSS desde que prove a renda mensal inferior a ¼ do sálario minimo. O beneficio é concedido pelo INSS mas não é pago com dinheiro da previdência e sim com recursos do Fundo Nacional de Assistência Social. É para idoso acima de 65 anos de idade e que não exerça atividade remunerada.

Em Monte Carlo 57 Idosos e 145 pessoas com deficiencia estão cadastrados e recebem Benefício assistencial ao Idoso e ao Deficiente.

A  Secretaria de Bem Estar Social em homenagem ao dia do Idoso programou para esta terça-feira, um lanche especial e uma palestra aos idosos em parceria com a Secretaria de Saude. Na quinta-feira, os idosos passarão o dia todo no Hotel Fazenda Pica Pau Verde, em Joaçaba.

“Hoje, 01 de outubro é dia internacional do idoso, dia em que devemos parar para pensar e refletir como tratamos os “mais velhos”, pois se tudo ocorrer como esperamos, um dia seremos como eles. Cuidar bem dos idosos é tratar o nosso próprio futuro com dignidade”.