Realizado o primeiro encontro do ano com hipertensos e diabéticos no ESF – São Carlos

No dia (19/02), ocorreu o primeiro encontro do ano com os hipertensos e diabéticos. Aproximadamente 40 pacientes compareceram a unidade de saúde do São Carlos, para um diálogo com os profissionais da equipe de saúde.

Primeiramente foi dado um enfoque no conceito das patologias e nos seus valores considerados normais explicando que a hipertensão arterial é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmhg), com alta prevalência e baixas taxas de controle. Lembrando que ela é na maioria das vezes assintomática e para sabermos se temos a patologia ou não, devemos verificar a pressão arterial periodicamente.

Já o “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1999). O DM vem aumentando sua importância pela sua crescente prevalência e habitualmente está associado à dislipidemia, à hipertensão arterial e à disfunção endotelial.

O DM e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e representam, ainda, mais da metade do diagnóstico primário em pessoas com insuficiência renal crônica, submetidas à diálise (SCHMIDT; DUNCAN; STEVENS et al., 2009; SCHMIDT et al., 2011; ROSA, 2008), por isso da importância destas atividades de promoção e prevenção à saúde, como forma de conscientização e reeducação de alguns hábitos de vida para melhorar a qualidade de vida.

No final da reunião, fora relembrado que no dia 04 de abril ocorrerá o próximo encontro, no mesmo local e horário.

 A equipe de saúde da ESF SÃO CARLOS agradece a participação de todos e convida os demais a fazerem parte deste grupo que tem prazer em cuidar de sua saúde.