Aviso para risco de temporal isolado entre sexta-feira (02/08) e domingo (04/08)

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quinta-feira (01/08): Sol e poucas nuvens na maioria das regiões no decorrer do dia. Entre Florianópolis e Itapoá, nas áreas mais próximas do mar, persiste o nevoeiro marítimo, mais denso pela manhã e no fim do dia, com redução de visibilidade. Temperatura em rápida elevação durante o dia, calor à tarde. Sem aviso.Sistema Meteorológico: Massa de ar seco em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:Sexta-feira (02/08): Presença de sol com aumento de nuvens em SC no decorrer do dia, e condições de pancadas de chuva a partir da tarde no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e à noite na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí Temperatura mais elevada. Aviso: tarde e noite descarga elétrica. Risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) nas áreas mais próximas ao RS.Sistemas Meteorológicos: Massa de ar seco e avanço de um sistema frontal (frente fria) em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (03) e manhã de domingo (04) o tempo permanece instável com nebulosidade variável e condições de chuva no estado. Os maiores acumulados de chuva, entre 40 e 60mm em média, estão previstos para as áreas mais próximas ao RS, entre a tarde e noite de sábado e a madrugada de domingo. Aviso: descarga elétrica e temporal isolado com rajadas fortes de vento (acima de 60km/h).

A partir da tarde de domingo (04), o tempo melhora com aberturas na maioria das regiões. Na segunda-feira (05), sol entre nuvens e chance de chuva isolada à noite no Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura mais amena nesses dias.Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil:

Aconselhamos as Coordenadorias municipais de Defesa Civil, das cidades com maior recorrência, nas regiões possíveis de serem atingidas para:

1. Comunicar os órgãos pertencentes ao GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS (GRAC) municipais;

2. Comunicar aos Coordenadores Regionais de Defesa Civil as ocorrências e informações relevantes;

3. Comunicar aos Coordenadores dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e líderes comunitários para adotarem medidas preventivas;

4. Qualquer evento de maior impacto deverá ser informado a Central de Operações (CODEC) da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Caso se confirme as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fecharem janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Gerência de Monitoramento e Alerta

Diretoria de Prevenção