MONTE CARLO DISCUTE A CRIAÇÃO DE ÓRGÃO DE TRÂNSITO

Na tarde desta terça-feira, (19/03), o prefeito Marcos Siqueira juntamente com o vice Osmar Marques, recebeu a visita do Sargento Gerson Paulo Schena, que responde pela Polícia Militar em Monte Carlo. Em pauta a criação de um órgão de trânsito no município, renovação do convênio com o município, mais câmeras de vigilância e a vinda de mais policiais para nossa cidade.

ÓRGÃO DE TRANSITO O Código de Trânsito Brasileiro, no melhor e mais equilibrado espírito federativo, prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política.Por isso, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, precisa criar um órgão municipal executivo de trânsito com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística. Conforme o porte do município poderá ser reestruturado uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento, uma autarquia, de acordo com as necessidades e interesse do prefeito. O prefeito Marcos Siqueira salientou que a criação de um órgão de trânsito em Monte Carlo é muito importante. Para a implantação cabe agora ao município fazer os estudos necessários, ver a questão legal e depois disso a implantação.

CÂMERAS DE MONITORAMENTO: Durante a reunião foi discutida a colocação de mais três câmeras de monitoramento no município, em pontos estratégicos.

MAIS POLICIAIS: Schena informou que atualmente o efetivo de Monte Carlo conta com ele e mais sete policiais. Segundo o sargento a vinda de mais três soldados já facilitaria no trabalho da policia e na escala dos policiais. E é claro, a população ganha com mais segurança.

O Prefeito Marcos Siqueira e o vice Osmar Marques, informaram ao Sargento Schena, que não medirão esforços para viabilizar o aumento do efetivo da policia em Monte Carlo, a renovação do convênio entre Prefeitura e a PM e também tentar viabilizar o mais breve possível a colocação de mais câmeras de monitoramento no município.