REUNIÃO: EXECUÇÃO DAS OBRAS DO PAC 2

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, juntamente com a AMPLASC – Associação de Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina e AMURC – Associação de Municípios da Região do Contestado, realizou nesta quarta-feira, (06/03) na sede da AMPLASC em Campos Novos, reunião com prefeitos/as e gestores de convênios, onde tratou da execução das obras do PAC vigentes e apresentou a Agenda Federativa do Governo Federal em 2013: Novas Seleções do PAC2, Consórcios Públicos, Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio, Fluxo dos RAP´s, entre outros.

Estiveram presentes no ato, prefeitos e vice-prefeitos das regiões AMPLASC e AMURC, Presidente e Secretaria Executiva da AMPLASC, Representantes da Caixa Econômica Federal e demais convidados.

O Gerente Regional de Santa Catarina Mauricio Weidgenant ministrou a reunião. O objetivo da mesma foi a de apoiar os municípios nas orientações para acesso aos recursos federais do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

O intuito segundo Mauricio é que os projetos saiam desde a origem com toda documentação exigida para que não haja nenhum problema na execução do mesmo, garantir que os municípios apresentem projetos de qualidade e assim a execução seja mais eficaz.

Salientou também a parceria entre governo Federal, Municípios e Caixa Econômica.

Para maiores informações da relevância do PAC foram apresentados alguns dados dos investimentos do programa:

PAC1 – anos de 2007-2010 foram investidos 657,4 bilhões em logística, energética, social e urbano, sendo que 94% dos contratos foram executados até dezembro de 2010.

PAC2 – anos de 2011 – 2014 serão 955,1 bilhões em investimentos, sendo que 40,4% dos contratos foram executados até setembro de 2012.

O PAC colocou o investimento público como motor do crescimento do país. Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribui de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e eleva o investimento público e privado em obras fundamentais.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) conta com 6 eixos de atuação:

– Cidade Melhor – ações e recursos na área de saneamento; prevenção em áreas de risco; mobilidade urbana, pavimentação.

2º – Comunidade Cidadã– UBS, UPA, creches, quadras, praças.

– Minha Casa Minha Vida

4º – Água e Luz Para Todos – água em áreas urbanas, recurso hídricos.

– Transportes – Equipamentos para estradas vicinais.

6º – Energia.

Com o programa, com equipes envolvidas, parceria entre municípios e Caixa Econômica Federal, as obras podem ser executadas com mais eficácia promovendo assim a aceleração do crescimento econômico, o aumento de empregos e a melhoria das condições de vida da população brasileira.

Devido a outros compromissos o prefeito Marcos Siqueira, não pode participar da reunião em Campo Novos. Em seu lugar participou da reunião o vice Osmar Marques.

Fonte: Eliziane Recalcatti – AMPLASC