III º ENCONTRO DE MULHERES AGRICULTORAS DA MICROBACIA DO RIO TAQUARUÇÚ

Mais de 100 mulheres participaram do III º Encontro de Mulheres Agricultoras da Microbacia do Rio Taquaruçú, que ocorreu no último dia 24, sábado na comunidade de Vila Arlete, município de Monte Carlo. O evento contou com a presença das mulheres das cinco comunidades e foi prestigiado por autoridades municipais como o Prefeito Antoninho Tibúrcio Gonçalves, e Vereadores de Monte Carlo, além de técnicos e representantes da Gerência Regional da Epagri de Campos Novos. Durante o evento que é realizado todo ano em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi realizado o Iº Concurso de Culinária de Butiá e a Iº Mostra Cultural da Arte Cabocla.Esta iniciativa teve como objetivo a valorização da mulher, o resgate cultural da arte cabocla e do uso do butiá como matéria-prima para o artesanato e a culinária. A palha do butiazeiro pode ser usada para a confecção de peças artesanais como chapéus, cestos, etc. O fruto, rico em vitamina C, foi à base das 32 deliciosas receitas doces, salgadas e bebidas apresentadas aos jurados para avaliação durante o concurso.O objetivo dos organizadores foi aliar aspectos culturais com a geração de renda, mostrando que é possível produzir alimentos, artesanatos e ao mesmo tempo valorizar a cultura local e preservar o meio ambiente. A equipe local e regional de extensionistas da Epagri considerou o evento um sucesso e ressaltou a importância e a gratificação da presença maciça da comunidade, em especial das mulheres agricultoras.

Contatos:

Escritório Municipal da Epagri – Monte Carlo – Fone: (49) 3546-0848