BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal está em fase final de implantação, o projeto de lei que denomina "Biblioteca Pública Municipal Professora Lides Titon" já foi encaminhado à Câmara de Vereadores e aguarda aprovação, a inauguração está prevista para abril/07, já disponibilizando de 2.013 títulos.

Abaixo, a biografia da Professora Lides:

Professora Lides Terezinha Detofol Titon.Ela era filha de Aquilino Detofol e Cecília Bevilácqua Detofol. Nasceu em Tangará no dia 22 de julho de 1943 e faleceu em 09 de novembro de 1984. Casou-se em 1975 com Valdemar Titon, com quem teve dois filhos: Marcelo e Marlon.Estudou no Colégio Mater Salvatoris, onde concluiu o curso normal. Em 1976 concluiu o Curso Superior de Ciências Sociais na Faculdade de Lages e no ano de 1982, formou-se, também, no Curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras de Palmas no Paraná.Iniciou o magistério na Escola Básica Basílio da Gama no Distrito de Dal Pai – Campos Novos em 1962. Já em 1968 foi transferida para a Escola Básica Professora Virgínia Paulina da Silva Gonçalves, onde exerceu a função de Auxiliar de Diretor. Em 1.971 foi nomeada Diretora da referida Escola, cargo que exerceu até 1978. Durante o seu mandato foi criado naquela Escola o Grêmio Estudantil e implantada a Biblioteca Monteiro Lobato. A Professora Lides também colaborou para a criação da escola de 2° Grau em Monte Carlo, na época implantada no Colégio estadual Marino Pisani.Ela lecionou as disciplinas de OSPB (Organização Social e Política no Brasil) e EMC (Educação Moral e Cívica).A Professora Lides Terezinha Detofol Titon foi uma profissional da educação exemplar, cuja virtude maior era saber ouvir, ponderar e estimular a potencialidade dos seus alunos. Embora a sua vivência na docência tenha ocorrido no período da ditadura militar – que ceifou várias vidas injustamente – a Professora Lides nunca foi complacente com aquele regime, e sempre combateu as delações injustas e os abusos.

Por estes extraordinários feitos é que queremos homenagear a Professora Lides  Titon, valendo-se do seu nome e da sua memória para identificar a nossa Biblioteca Municipal de Monte Carlo.