O PNAIC FAZENDO A DIFERENÇAS EM NOSSAS VIDAS

A formação iniciou-se no ano de 2013, sendo que de lá pra cá muitas experiências exitosas aconteceram, muitos desafios surgiram, mas nada se compara a grandiosidade do ensino no município. Justamente porque o PNAIC no ano de 2014 está fazendo a diferença no processo de ensino aprendizagem, uma vez que a interdisciplinaridade aborda os diferentes eixos do conhecimento e permite a ruptura de conteúdos fragmentados, no sentido de ampliar os conhecimentos apreendidos na escola, correlacionados à vida social, contextualizados e fazendo sentido para a vida. Para isso, é importante que a escola esteja aberta e crie condições para que questões como essas sejam debatidas e refletidas, provocando nos alunos o desejo pela informação e pelo conhecimento.

Para Fazenda (1995, p.84) a interdisciplinaridade “a busca no outro, consistindo numa tentativa de incitar o diálogo com outras formas de conhecimento que não estamos habituados e nessa tentativa a possibilidade de interpretação dela”. Nesse ínterim a interdisciplinaridade busca na sua essência o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, de maneira que possibilita que os alunos compartilhem suas experiências e troquem idéias e dúvidas, de fato, uma conversa que permite o aprendizado, o currículo integrado associado e potencializado, pois seus objetivos e conteúdos encontram-se contemplados nas diversas áreas do conhecimento.

Nessa ótica, é fundamental que se redimensione os olhares para a Educação, no sentido de promover e tornar a escola um ambiente significativo e construção dos saberes.

No município de Monte Carlo o PNAIC é coordenado por Ana Janete Gonçalves Turcatto com apoio da orientadora de estudos Clarice dos Santos.