PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: APROXIMANDO IDÉIAS

Nos dias 29 de agosto e 12 de setembro de 2014, durante todo o dia os alunos da EEBM Erci Dick, foram até a unidade de saúde do São Carlos para conhecê-la e realizar algumas atividades do PSE-Programa Saúde na Escola.

Primeiramente os profissionais de saúde se apresentaram aos escolares e explicaram o que faziam dentro da unidade de saúde, explicando que a UBS, também é espaço para promoção em saúde e não somente espaço para doenças.

Posteriormente fora explicado a eles sobre as ações que seriam realizadas na unidade: verificação da carteirinha de vacinação, peso e altura, aplicação do Teste de Snellen para acuidade visual e avaliação bucal.

Segundo a enfermeira coordenadora da ESF São Carlos Aline V. Fagundes, “depois da presença do Programa Saúde na Escola começamos a realizar as atividades com uma visão mais holística sobre a saúde. Se passou a haver um diálogo mais integrado entre saúde e educação em prol de um mesmo objetivo: formar escolares com consciência sobre como se ter uma vida e um ambiente mais saudável. Devemos persistir com nossas crianças desenvolvendo em cada uma delasa capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida”.

Depois de realizadas as atividades, os alunos confeccionaram historinhas, cartazes, acróstico, desenhos, sobre alimentação, violência, bullyng, saúde bucal, e outros assuntos abordados dentro do PSE, com o auxílio de seus professores, os quais participaram de todas as atividades.

Os trabalhos dos alunos ficaram expostos na unidade de saúde do São Carlos.