Ano Letivo de 2021. Retomada das Aulas

 

 

  O ano de 2020 foi um ano atípico marcado pela pandemia da Covid-19. Um ano onde as escolas ficaram fechadas e com muitas incertezas sobre a volta para a sala de aula.

 

 Para iniciar as aulas neste ano de 2021, estiveram reunidos no auditório da Escola Erci Dick na manhã deste dia 19 de janeiro, membros da Secretaria de Saúde, equipe técnica da secretaria de educação juntamente com os membros do Cômite Municipal de Gerenciamento da Covid-19 para apresentar dados referentes a Covid-19 no município e para maiores definições sobre o retorno dos alunos para o ambiente escolar

 

 A prefeita Sonia deu abertura aos trabalhos e comentou sobre o compromisso da administração em oportunizar educação de qualidade de forma segura aos alunos de todo o município de forma presencial ou remota. 

 

Devido à pandemia do coronavírus, o retorno das aulas presenciais deve acontecer em formato híbrido (quando há uma mescla entre atividades a distância e presenciais) com rodizio entre os alunos para respeitar o distanciamento e o zoneamento. Orienta-se aos pais que procurem a escola mais próxima de suas residências para evitar sobrecarga do sistema em um único estabelecimento de ensino, o que vai contra a orientação de todas as equipes responsáveis pelos protocolos de biossegurança estabelecidos na prevenção a contaminação pelo vírus da Covid-19.

 

Ressaltou a prefeita Sonia que é necessário reinventar-se na educação e que assim como os profissionais da saúde o desafio da retomada deve ser enfrentado com cuidado e com coragem.

   

A professora Márcia Duarte que estará à frente da pasta a partir de fevereiro deu maiores orientações sobre os trabalhos deste ano letivo e estabeleceu como meta a valorização dos profissionais da educação inclusive estabelecendo a lotação dos funcionários nas unidades escolares respeitando o tempo de serviço, a formação de cada um.     

 

Os pais serão chamados para assinar o termo de consentimento que autoriza os filhos a retornarem as atividades presenciais ou se preferem manter atividades remotas. A decisão final para que o aluno (a) retome as atividades presenciais será de responsabilidade dos pais e mães.  Todas situações serão avaliadas e devidamente orientadas.

O retorno das aulas será único no município no dia 18 de fevereiro.